Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Força, Glória e Tradição, Fluminense eterno campeão, pra sempre vou te amar! Saudações tricolores, vamos pra cima Fluzão, juntos somos mais fortes!

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Imagina na Copa

Sempre fui um apaixonado por futebol. Não com a bola nos pés, Deus não me deu esse dom, matar a bola, acho que nem com um revólver, a coisa é tensa mesmo. Mas sempre fui um admirador do esporte bretão, no ápice do meu vício futebolístico, assistia até Série A3 do campeonato paulista pela Rede Vida!

Atualmente esse vício diminuiu bastante, só se resumindo a assistir o meu time do coração (Fluminense, para quem ainda não sabe) e outros jogos que o interessam direta ou indiretamente.

Confesso, fiquei muito feliz pelo Brasil ser escolhido como sede da Copa. Um sonho ver um jogo do Mundial ao vivo, na arquibancada do Maracanã, nem precisava ser do Brasil, qualquer um estaria valendo.

Não consegui ainda adquirir ingresso, tá difícil, mas tive um gostinho ao assistir um jogo da Copa das Confederações, naquele animado Espanha 10x0 Taiti.

Porém, o modo como essa Copa tem sido conduzida tem me deixado muito triste. E logicamente, envergonhado, por soltar fogos pelo fato do país ser escolhido, e compactuar, mesmo indiretamente dessa vergonha toda.

Tá tudo errado na organização desse mundial. A começar pela escolha do presidente da CBF para ser manda-chuva do COL (Comitê Organizador Local). Como assim? O cara não consegue organizar nem o campeonato daqui de dentro, como fazer uma competição tão grande como uma Copa do Mundo.

E outro absurdo, o maior de todos: os lucros da Copa indo tudo para o seu bolso. Absurdo! Um caminhão de dinheiro público usados para construir ou reformar 12 estádios, uma grande farra com o nosso dinheiro e o lucro vai para o bolso de quem menos fez pelo nosso futebol. O justo seria TODO o lucro voltar para os cofres públicos, mas isso no país da maracutaia, mensalões e propinas seria pedir demais...

Pois bem... Tivemos sete anos para preparar tudo. A Fifa queria 8 estádios, o COL bateu o pé e exigiu 12 sedes, alegando o tamanho continental do país. Ficaram mesmo nas 12. E que desperdício de dinheiro para construir esses estádios... Alguns elefantes brancos, arenas no meio do pantanal, na floresta amazônica, pra que? Pra comer mais e mais dinheiro... Reformas que custaram quase o preço de três estádios, como o Maracanã e o Mané Garrincha. E a mobilidade urbana? Zero! O legado para a população? Zero! E quem paga a conta, a enorme conta da Copa do Mundo no Brasil? Quem? Quem?
Cadê meu nariz de palhaço, eu mereço! Comemorei a escolha e estou muito, mais muito envergonhado de ter apoiado essa sandice, esse absurdo!

Vamos ter estádios novos, lindíssimos, confortáveis. Mas continuaremos sem estradas, sem hospitais, com aeroportos sucateados, sem segurança, e sem dinheiro para investir nisso tudo. Porque a conta está enorme e eles, COL, Fifa, CBF, vão embolsar milhões e milhões de reais e nada, absolutamente nada será repassado de volta aos cofres públicos. Se bem que, o dinheiro voltar para os cofres públicos não é garantia de nada. Tem muito mensalão, auxílio-deputado, auxílio-senador e viagens presidenciais, cartão corporativos para serem alimentados em Brasília. 

Amarga rotina de ser brasileiro, sem nenhum orgulho, sem nenhum amor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário