Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
Força, Glória e Tradição, Fluminense eterno campeão, pra sempre vou te amar! Saudações tricolores, vamos pra cima Fluzão, juntos somos mais fortes!

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Liberdade ainda que tardia

Poucas pessoas lembram de fato o motivo de algumas datas serem consideradas feriados. 
Principalmente se esses dias forem datas históricas. 
O dia de hoje, por exemplo, dedicado a Tiradentes, passou despercebido para quem aproveitou o descanso do trabalho ou escola. Puxar da memória o significado da data foi quase um suplício. Isso só para ligar o dia ao homenageado Tiradentes. 
Uma data histórica no calendário de fatos que marcaram a trajetória de luta em busca da liberdade, da autonomia e democracia do nosso país. 
Historicamente, a morte de Tiradentes representou um fato marcante no processo de uma nova ideologia política com ideais com temas voltados para o espírito de liberdade de expressão social e intelectual. 
A luta travada pelos Inconfidentes contra as ideologias impostas pelos senhores do poder daquela época em Minas Gerais custou um preço muito alto a muitas vidas inocentes que desejaram um país mais democrático e independente em relação as imposições monárquicas vigentes no país. 
Naquela época, as forças opressoras dos colonizadores privilegiavam pessoas de origem portuguesa em detrimento dos brasileiros natos, que eram obrigados a pagar altos impostos. Destes, o mais pesado obrigava o mineiro a entregar a quinta parte da extração de minério à Coroa portuguesa. O não pagamento do quinto dava origem à de "derrama", ou seja, cobrança à força de impostos extras. Esse regime gerava descontentamento geral e um clima de insurreição entre os colonos. 
Pergunto: Será que os mesmos impostos da época de Tiradentes não são cobrados hoje a todos os brasileiros para manter os padrões de 
vida dos sanguessugas chamados “políticos”? 

George Araújo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário